top of page

TIROSINEMIA

Atualizado: 19 de mai. de 2021


*texto do instagram @drmateusandrade


A tirosinemia é um distúrbio genético caracterizado por interrupções no processo de várias etapas que decompõe o aminoácido tirosina, um bloco de construção da maioria das proteínas. Se não for tratada, a tirosina e seus subprodutos se acumulam nos tecidos e órgãos, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

A tirosinemia tipo I, é a forma mais grave desse distúrbio, caracterizada por sinais e sintomas que se iniciam nos primeiros meses de vida.

Os bebês afetados não ganham peso e não crescem na taxa esperada (falta de crescimento) devido à baixa tolerância alimentar, porque os alimentos ricos em proteínas causam diarreia e vômitos. Os bebês afetados também podem apresentar amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos (icterícia), odor de repolho e tendência aumentada para sangrar (principalmente sangramento nasal).

A tirosinemia tipo I pode levar à insuficiência hepática e renal, amolecimento e enfraquecimento dos ossos (raquitismo) e aumento do risco de câncer de fígado (carcinoma hepatocelular).

Algumas crianças afetadas apresentam crises neurológicas repetidas que consistem em alterações no estado mental, sensação reduzida nos braços e nas pernas (neuropatia periférica), dor abdominal e insuficiência respiratória. Essas crises podem durar de 1 a 7 dias. Não tratadas, as crianças com tirosinemia do tipo I geralmente não sobrevivem além dos 10 anos de idade.


A tirosina é encontrada em todos os alimentos que contem proteínas, tais como: carne, peixe, ovo, pão, macarrão, chocolate, soja, milho, sementes, nozes, dentre outros.

O Teste do Pezinho pode detectar a Tirosinemia tipo I.

Existem outros tipos de Tirosinemia e que afetam diferentes sistemas do corpo.

O Gastropediatra deve ser consultado.





IMPORTANTE SALIENTAR: As informações contidas neste site não devem ser substituídas por atendimento presencial de profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros. Tais informações devem ser utilizadas única e exclusivamente para seu conhecimento.


Consultório Dr. Mateus Andrade.

Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP

☎: 16 3442-7180 ☎: 3442-7181

Whatsapp: 16 993846756

instagram: @drmateusandrade

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Menarca

bottom of page