top of page

Menarca



A Menarca é o nome dado à primeira menstruação da menina, sendo uma das últimas fases da puberdade.

Muitas mães, na melhor das intenções, alardeiam para todos quando a menina tem a sua primeira menstruação (menarca), afinal, ela agora já é uma “mocinha”!!!

Mães!!! Não contem para as pessoas quando sua filha tiver a primeira menstruação! Isso causa para a menina constrangimento e pode levar a bloqueios e traumas difíceis de superar.

É uma fase totalmente nova, cheia de incertezas e inseguranças, que ela tem que lidar com alterações orgânicas (inclusive o sangue todos os meses), que ela não compreende completamente...

A menarca é um acontecimento muito íntimo e particular, no qual a mãe tem um papel preponderante e fundamental. Não é um evento! Pergunte a ela se quer comentar, abra espaço para que ela expresse seus anseios e ofereça um apoio tranquilo.

Lembre-se de que é super normal e TODA mulher passa por isso! Portanto, aja com naturalidade!

Explique as mudanças pelas quais ela está passando/irá passar, e como usar os métodos absorventes.

Sugira a ela uma consulta ginecológica para tirar dúvidas e iniciar os cuidados necessários para este ciclo da vida da mulher.

O primeiro ciclo costuma acontecer entre 10 e 15 anos (podendo se estender até os 16 anos com meninas que já tenham caracteres sexuais secundários como pelos e mamas em desenvolvimento), podendo variar conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores.

Consultório Dr. Mateus Andrade.

🎯 Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP

☎ 16 3442-7180 ☎ 3442-7181

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page