top of page

GASTROSTOMIA ENDOSCÓPICA PERCUTÂNEA

Atualizado: 19 de mai. de 2021


*texto do instagram @dramariafernandagastroped


Procedimento simples e seguro

• • • • • •

A gastrostomia, também conhecida como gastrostomia endoscópica percutânea, consiste na colocação de um pequeno tubo flexível, conhecido como sonda, desde a pele do abdomen diretamente ate o estômago da criança.

.

A gastrostomia permite que água, alimentos e medicamentos sejam colocados diretamente no estômago, sem passar pela boca. Pode ser ofertada dieta caseira preparada (batida), industrializada ou ambas, a depender da indicação médica/nutricionista.

.

A principal indicação é a impossibilidade de alimentação por via oral por período superior a um mês. Ela pode ser definitiva ou não, a depender da situação clinica da criança.

O procedimento é seguro, rápido, realizado sob anestesia, e depois de colocada a sonda a criança não sente dor local no seu dia a dia.

.

É comum os pais adiarem a colocação da gastrostomia por medo, ou pelo receio de perder o prazer de alimentar seu filho pela boca. A gastrostomia por si só não contraindica a alimentação por via oral. Uma equipe multidisciplinar, com pediatra, gastropediatra, fonoaudiólogo, nutricionista é fundamental para decidir a melhor alternativa para a criança. 😊


IMPORTANTE SALIENTAR: As informações contidas neste site não devem ser substituídas por atendimento presencial de profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros. Tais informações devem ser utilizadas única e exclusivamente para seu conhecimento.


Consultório Dr. Mateus Andrade.

Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP

☎: 16 3442-7180 ☎: 3442-7181

Whatsapp: 16 993846756

instagram: @drmateusandrade

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Menarca

bottom of page