top of page

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA EM CRIANÇAS


* texto do instagram @drmateusandrade


Endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia endoscópico é utilizada para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças que atingem adultos e crianças. Pode ser prescrita como exames de rotina, além de situações de urgência e emergência; nestes casos, são indicados principalmente quando há ingestão acidental de corpos estranhos, moedas, baterias e pedaços de brinquedos, por exemplo, ou de produtos que contenham substâncias lesivas, como a soda cáustica, e para episódios de sangramento digestivo.

Também é utilizada para para detectar e diagnosticar alterações como sinais inflamatórios, úlceras, deformidades, tumores, dores abdominais, vômitos, dificuldade de deglutição e diarreia crônica, entre outros. Permite coleta de material líquido e biópsias, além de remover corpos estranhos e tratar estreitamentos.

O mesmo procedimento tem função terapêutica nos casos de hemorragia ou com potencial hemorrágico, por exemplo.

É realizada por um médico com atuação na área de endoscopia podendo ser um gastroenterologista infantil, junto com um médico anestesiologista.

Para sua realização é necessário que inicialmente a criança seja submetida à anestesia ou sedação. Em posição lateral, o exame acontece seguindo o mesmo protocolo do adulto.

Coloca-se um protetor bucal, a fim de impedir que a boca seja fechada, e, em seguida, insere-se o aparelho de endoscopia, responsável pela visualização da faringe até o intestino.

Consultório Dr. Mateus Andrade.

🎯 Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP

☎ 16 3442-7180 ☎ 3442-7181

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Menarca

bottom of page