ACIDENTE ESCORPIÔNICO

*texto do instagram @drmateusandrade

Acidentes com picadas de escorpiões é mais comum do que se imagina e aqui em Ribeirão tem sido bem frequentes.

O tempo quente e chuvoso favorece o aparecimento de escorpiões. Eles possuem hábitos noturnos e, durante o dia, escondem-se próximos às residências, em locais escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, sob entulhos, em materiais de construção, embaixo de pedras, mato, lixo, lenha, tijolos, telhas, dentro de objetos e se alimentam principalmente de baratas.

A grande maioria dos acidentes é classificada como leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada.

A picada do escorpião pode causar dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor), febre, sensação de frio, contrações musculares, irregularidades cardiorrespiratórias; além do risco de morte.

A gravidade do quadro clínico depende de vários fatores, tais como: espécie e tamanho do animal agressor, quantidade de veneno inoculado, número de picadas, massa corporal da vítima e sua sensibilidade ao veneno, tempo decorrido entre o acidente e o tempo de atendimento médico.

Em caso de acidentes, o tratamento precisa ser feito o mais rápido possível. Limpe o local com água e sabão e procure a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e, se possível, leve o escorpião já morto para identificação da espécie.

O uso de torniquetes e de compressas de gelo é desaconselhado, pois são ineficazes e podem aumentar o risco de complicações.

IMPORTANTE SALIENTAR: As informações contidas neste site não devem ser substituídas por atendimento presencial de profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros. Tais informações devem ser utilizadas única e exclusivamente para seu conhecimento.

Consultório Dr. Mateus Andrade.

Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP