DISLIPIDEMIA NA INFÂNCIA


*imagem do blog "http://benvenutri.blogspot.com"


A aterosclerose é um processo progressivo que se inicia na infância, até mesmo na vida intrauterina, e a dislipidemia pertence ao grupo de fatores de risco que aceleram sua evolução. Embora as crianças sejam susceptíveis à influência do estilo de vida deletério, são também mais maleáveis a alterações no estilo de vida, que efetivamente podem eliminar fatores de risco cardiovascular modificáveis e mudar a história natural da doença.

A identificação precoce da dislipidemia, associada à mudança no estilo de vida e ao tratamento medicamentoso pode atenuar o risco cardiovascular na vida adulta, que atualmente é a maior causa de mortalidade em todo o mundo.

Entre as principais formas de apresentação de dislipidemia na infância, destaca-se a hipercolesterolemia familiar, doença grave responsável por 5% a 10% dos casos de eventos cardiovasculares em pessoas abaixo de 50 anos.

A prevalência varia de acordo com a causa do distúrbio: hipercolesterolemia familiar heterozigótica ocorre em 1:250 a 1:500 indivíduos, hipercolesterolemia familiar homozigótica em 1:600.000 a 1:1.000.000 indivíduos, hiperquilomicronemia familiar em 1:500.000 a 1:1.000.000 indivíduos, e a hipertrigliceridemia familiar acomete 1:500 indivíduos.

Valores de referências:

Quando indicar a triagem para dislipidemia em Pediatria?

Tradicionalmente, a triagem tem sido recomendada em crianças com múltiplos fatores de risco e história familiar de doença arterial coronariana ou de hipercolesterolemia.


Quais são as principais causas de dislipidemia em Pediatria?

As dislipidemias podem ser classificadas em primárias, quando causadas por um defeito hereditário no metabolismo lipídico; e secundárias, quando são causadas por estilo de vida inadequado, doenças crônicas ou medicamentos.


Dislipidemias primárias:


Dislipidemias secundárias:


Como investigar a dislipidemia em pediatria?

A investigação da dislipidemia em pediatria se realiza a partir da avaliação de antecedentes familiares de doença cardiovascular, dislipidemia, diabetes, obesidade, hipertensão e tabagismo. Em algumas faixas etárias, entretanto, recomenda-se a triagem universal, já que muitos adultos são subdiagnosticados e desconhecem seu perfil lipídico e/ou história familiar.

A abordagem diagnóstica tem por objetivo investigar informações que forneçam subsídios para classificação etiológica, estratificação de risco cardiovascular e orientação terapêutica.

Se estiver com dúvida nesse assunto conserve com o seu pediatra.

Precisando agende uma consulta!


*bibliografia: Guia Prático de Atualização Departamento Científico de Endocrinologia (2019-2021)


IMPORTANTE SALIENTAR: As informações contidas neste site não devem ser substituídas por atendimento presencial de profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, entre outros. Tais informações devem ser utilizadas única e exclusivamente para seu conhecimento.


Consultório Dr. Mateus Andrade.

Rua Severino Amaro dos Santos, 475

Jardim Botânico - Ribeirão Preto - SP

☎: 16 3442-7180 ☎: 3442-7181

Whatsapp: 16 993846756

instagram: @drmateusandrade

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo