A Colite Alérgica, também conhecida como Proctite Alérgica, Proctocolite Alérgica e Retocolite Alérgica, é uma resposta à sensibilização ao leite de vaca, proteína de soja ou a partir de antígenos alimentares transmitidos pelo leite materno. As proteínas do leite de vaca são as proteínas nutricionais mais comuns responsáveis pelo desenvolvimento dos sintomas da enterite alérgica.
▫
Pode iniciar até mesmo no 2º mês de vida em bebês, mesmo os que são alimentados exclusivamente com o leite materno. Frações de proteínas do leite de vaca da dieta materna são detectadas no leite humano e podem sensibilizar o lactente. Entretanto, em geral, os sintomas iniciam logo após o desmame. ▫
O sintoma mais comum da colite alérgica são os movimentos intestinais suaves que possuem vestígios de sangue. Muitas crianças não apresentam outros sintomas e podem continuar a se alimentar normalmente. Outras podem apresentar irritabilidade, dor abdominal, flatulência, cólica, vômito pós-prandial, diarreia crônica e desenvolvimento físico prejudicado; em casos graves, diarreia sanguinolenta, náusea e irritabilidade. Também podem parar de aceitar comida e mostrar sinais resultantes de desnutrição. Raramente a perda de sangue nas fezes é grave o suficiente para induzir a anemia.
▫
O diagnóstico é baseado no exame clínico e nos resultados de testes adicionais, incluindo uma endoscopia digestiva baixa (colonoscopia) com avaliação histopatológica. O método mais essencial de tratamento da enterite alérgica é a dieta de eliminação. Os sintomas devem diminuir dentro de 1 ou 2 semanas desde o início da dieta.
▫
Muitos bebês passam por um período de refluxo (regurgitação), no primeiro ano de vida, mas bebês com colite alérgica podem ter um momento especialmente difícil com o refluxo. O tratamento da colite pode levar a uma melhora no refluxo, mas parte do refluxo pode não estar relacionada ao processo de alergia.
▫
Procure o gastropediatra.
Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação.
Dr. Mateus Andrade
Pediatra, Gastroenterologia Infantil – CRM 116585
Comments