Colite Alérgica

A Colite Alérgica, também conhecida como Proctite Alérgica, Proctocolite Alérgica e Retocolite Alérgica, é uma resposta à sensibilização ao leite de vaca, proteína de soja ou a partir de antígenos alimentares transmitidos pelo leite materno. As proteínas do leite de vaca são as proteínas nutricionais mais comuns responsáveis pelo desenvolvimento dos sintomas da enterite alérgica.

Pode iniciar até mesmo no 2º mês de vida em bebês, mesmo os que são alimentados exclusivamente com o leite materno. Frações de proteínas do leite de vaca da dieta materna são detectadas no leite humano e podem sensibilizar o lactente. Entretanto, em geral, os sintomas iniciam logo após o desmame. ▫

O sintoma mais comum da colite alérgica são os movimentos intestinais suaves que possuem vestígios de sangue. Muitas crianças não apresentam outros sintomas e podem continuar a se alimentar normalmente. Outras podem apresentar irritabilidade, dor abdominal, flatulência, cólica, vômito pós-prandial, diarreia crônica e desenvolvimento físico prejudicado; em casos graves, diarreia sanguinolenta, náusea e irritabilidade. Também podem parar de aceitar comida e mostrar sinais resultantes de desnutrição. Raramente a perda de sangue nas fezes é grave o suficiente para induzir a anemia.

O diagnóstico é baseado no exame clínico e nos resultados de testes adicionais, incluindo uma endoscopia digestiva baixa (colonoscopia) com avaliação histopatológica. O método mais essencial de tratamento da enterite alérgica é a dieta de eliminação. Os sintomas devem diminuir dentro de 1 ou 2 semanas desde o início da dieta.

Muitos bebês passam por um período de refluxo (regurgitação), no primeiro ano de vida, mas bebês com colite alérgica podem ter um momento especialmente difícil com o refluxo. O tratamento da colite pode levar a uma melhora no refluxo, mas parte do refluxo pode não estar relacionada ao processo de alergia.

Procure o gastropediatra.


Compartilhe para que outras pessoas também possam ter essa informação.

Dr. Mateus Andrade

Pediatra, Gastroenterologia Infantil – CRM 116585

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo